quarta-feira, 7 de julho de 2010

Etiqueta moderna

Foto:Danielle Paiva

Passeando pelas páginas da internet que eu gosto de ler, encontrei essa matéria sobre etiqueta, mas o melhor é sobre a etiqueta moderna.
Eu sou rainha dos furos, é sério, sempre pergunto pra alguém do namorado que já virou ex, e muito mais, agora estou até mais cuidadosa com isso, mas antes aff...
Assim, quando vi esse artigo pensei, porque não compartilhar com minhas amigas?!
Clique aqui e leia direto do site da GNT ou leia por aqui mesmo (é mais legal!!!).
Tem alguns comentários meus DP ok.
bjusss

É preciso perguntar se as pessoas são vegetarianas antes de convidá-las para um jantar?
Para não deixar o seu convidado com fome em um jantar, pergunte antes o que ele gosta ou pode comer. “Jantares são convites mais íntimos. Da parte de quem convida, é bom perguntar. Se não, o convidado deve avisar. Mas é bom o anfitrião perguntar, porque às vezes os convidados também podem ter restrições na alimentação”. 

DP: A Jô por exemplo é vegetariana, e uma coisa que ela me disse ajuda muito nessas horas, o vegetariano só não come carne, arroz, feijão, macarrão, farofa hahaha tudo pode! Então faça uma salada bem colorida e pronto.

Estou de dieta e fui convidada para um jantar. O que faço?
Tome cuidado para não fazer desfeita. “Pode comer um pouquinho, ou tomar um pouquinho de bebida”, explica. Qualquer dieta pressupõe exceções.  

DP: NUNCA estou de dieta :(

Como convidar seus amigos que estão separados? 
“O ideal é abrir o jogo no convite e deixar a opção de ir ou não aos convidados. E nada de falar para não levar o novo namorado. Deve deixá-los à vontade”.
DP: Ai essa é fogo!!!
Tenho filhos pequenos e fui convidada para um evento. Posso levá-los?
“É delicado perguntar se é adequado levar crianças”.
DP: A Carol, minha filhota agora quer ir a todos os lugares comigo, nem sempre dá, mas conversando tudo se resolve.
Fumo. E agora?
“O fumante tem sempre que perguntar se pode acender o cigarro, e quem está recebendo deve deixar claro os locais permitidos”. Por mais que o anfitrião possa restringir os ambientes com cigarro, deve deixar os seus convidados confortáveis. Disponibilizar cinzeiros ou reservar um espaço agradável para o fumante.
DP:Gente, largue o cigarro!!!!
Tenho um cão pequeno que é uma graça. Posso deixá-lo solto num jantar?
Nem todas as pessoas gostam de animais de estimação. “O ideal é prendê-los, já que não se tem a garantia de que a pessoa gosta do animal e nem de que o animal gosta do convidado”.
DP: Bem se não algum que grude na minha canela, tudo bem!
Posso atender o celular durante um jantar?
Durante as refeições ou em reuniões, só em casos emergenciais. “Se realmente precisar interromper um jantar ou uma reunião para atender ao telefone, é delicado avisar antes que está esperando ligações. Ao atender, peça licença, saia da mesa para não incomodar as pessoas que estão em volta e vá para um canto mais reservado”.
DP: Essa é boa para todos nós, muita gente atende o celular e esquece da vida, bom senso e educação fazem parte.
Recebi uma mensagem linda pela internet. Posso repassar?
Os e-mails também exigem etiqueta. ”Não dá mais para enviar e-mails inúteis. Hoje recebemos mais e-mails do que conseguimos ler, e mandar muitas mensagens é falta de educação”. Tenha em mente para quais pessoas – e o grau de intimidade que você tem com elas – que pode mandar mensagens menos importantes.

DP: Essa é verdade, galera adoro receber o carinho com mensagens lindas, mas nem sempre tenho tempooooo, correntes nem abro! Mas olhe os meus e-mails repassem por favor, evito muito ser pentellha, e são sempre imagens bonitas dos meus trabalhos (marketeira eu hahahahaha)
Essas dicas acima são da Vanessa Barone para o site GNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário